domingo, 21 de julho de 2013

Atuação psicopedagogica



A psicopedagogia é uma ciência que vem se destacando cada vez mais no campo educacional. Ela tem o papel de apoiar a integração dos conhecimentos e princípios de diversas ciências humanas com o objetivo de adquirir uma extensa compreensão sobre vários métodos inerentes ao aprendizado.

Sua importância no campo da psicologia educacional  vem quebrando tabus e preconceitos e cada vez mais os espaços estão se abrindo para o profissional. O psicopedagogo, hoje, é extremamente importante na equipe de profissionais da educação escolar, empresarial e até mesmo em outras instituições como em clínicas médicas e hospitais.

Desta forma, a psicopedagogia atua de forma preventiva e terapêutica, compreendendo os processos que ocorrem dentro do ambiente em que o indivíduo está inserido. Seja atuando com a dislexia, disgrafia, problemas comportamentais, ou síndromes, o profissional da psicopedagogia exerce sua pedagogia de forma acolhedora, com o olhar do saber e da aprendizagem. Assim, entende-se que:
  • Na instituição escolar, o aluno aprende a aprender, superando suas dificuldades de aprendizagem. 
  • Na clínica ou no hospital, o paciente encontra melhor apoio e equilíbrio no ato de aprender a superar dificuldades físicas, emocionais e psicológicas.
  • Na prática laboral, isto é, na empresa, o trabalhador aprende a lidar com suas limitações e/ou capacidade física obtendo melhor qualidade de vida e, portanto, melhor rendimento para a empresa que paga seu salário sem prejudicar sua saúde. 
  • No esporte (a psicopedagogia esportiva já é uma tendência com possibilidade promissora), o atleta aprende a administrar bem suas estruturas emocionais e psicológicas em relação ao esforço físico que precisa fazer para superar obstáculos e, assim, adquirir espírito de vencedor.

A formação psicopedagógica consiste em especialização, MBA ou mestrado. Para isto, a pessoa deve ser graduada nos cursos de Pedagogia ou Psicologia.

Os pedagogos, quando buscam essa especialização, estão à procura de respostas para os vários problemas psicológicos existentes hoje no ambiente escolar. E os psicólogos, por sua vez, buscam essa parte pedagógica que está inserida na psicopedagogia. Ou seja, uma troca de olhares.

Na psicopedagogia, encontram-se respostas e significados para os mais diversos assuntos educacionais. Ela indaga o sentido das coisas, nos faz querer saber ao fundo acerca dos problemas em que ela está inserida.
Enquanto profissão, a psicopedagogia ainda não está regularizada, mas os processos já estão tramitando no Congresso Nacional e, espera-se, logo estará regulamentada.

Mas existe uma luta por essa conquista através da Abpp — Associação Brasileira de Psicopedagogia. Em seu site, é possível participar do manifesto de apoio pela aprovação do projeto Lei 3512/08 que regulamenta o exercício das atividades em psicopedagogia no Brasil. Nesse mesmo site, a pessoa interessada poderá encontrar as instituições que, em todo Brasil, oferecem o curso de psicopedagogia.

No Brasil, mesmo que a profissão ainda não esteja reconhecida legalmente, quase toda instituição escolar tem assistência psicopedagógica. Além disso, as grandes empresas já têm no seu quadro laboral este profissional, por reconhecer sua importância na organicidade e desenvolvimento da empresa.

Um comentário:

  1. Boa tarde.Passando aqui para parabenizá-lo pelo Artigo.Parabéns.

    ResponderExcluir

Coloque sua conta do Google ou click na opção Anônimo